segunda-feira, 29 de abril de 2019

O EFEITO VERDE E BRANCO NA CONDUÇÃO...

Será que já estou a recontar o que se passou naquela época? Em caso afirmativo a minha senilidade está em passo de corrida!!!
Éramos 9 ou 10 pois iamos em duas viaturas e se para lá fomos pela auto-estrada de regresso utilizámos a EN10.
Fomos almoçar ao Verde e Branco, junto à praça de touros em Setúbal. 
Naquele tempo, anos 80 do século...passado, o peixe era grelhado em bidons, linguados, besugos...mais outros que não me ocorrem e batatas cozidas e salada.
Mesas corridas e cabia sempre mais um, fazia-se "aperta azeite".
Os nomes de todos não me recordo mas, Modesto, Afonso, Guedes, Mesquita da Rocha, estes dois do Tribunal Tributário, possivelmente o Dores Carvalho, André, e mais uns ou outros que habitualmente faziam a procissão!!!
Depois de bem comidos, da bebida nem se pode ou deve falar porque a seguir é que a coisa aqueceu, quando no caminho alguém alvitrou( se calhar até fui eu, porque as ideias tornaram-me um idiota consagrado!!!) ir beber um moscatel a Azeitão.
Penso que em coro todos disseram: Amén!!!
Aquilo aqueceu, ai aqueceu, aqueceu, como adiante se chegará à conclusão.
Claro que não digo quem foi porque malsim nunca fui mas a cena foi digna de  apanhados: o "artista principal"  abriu o vidro do pendura e pôs o rabo fora do carro!!!
Eu não sei com quem vinha no carro vassoura.
As pessoas que estavam nas paragens dos autocarros olhavam espantadas, direi mesmo atónitas perante a insólita visão, algumas terão até esfregado os olhos pensando ser uma assombração.
E nós, mas que grandes bestas, riamos até mais não!!!
À chegada a Lisboa junto ao Liceu Charles Pierre a polícia mandou o carro parar, nós seguimos, mal mas seguimos e só no outro dia soubemos que houve julgamento sumário com absolvição e pelo que me recordo foram os cívicos que ainda levaram uma rabecada do meretíssimo!!!
Infelizmente o Guedes já nos deixou pois podia acrescentar algo uma vez que era o motorista do carro..
Concordo que o que aconteceu foi demasiado, mas eu avisei que com os moscatéis a coisa aqueceu, direi mesmo que ficou em brasa.
Enfim....




                      ESCREVE: VÍTOR 

3 comentários:

  1. Aqui há tempos dentro dum livro e dentro deles tenho papéis com decénios de anos encontrei uma factura ou recibo ou documento equivalente que quando a voltar a pôr a vista em cima a digitalizarei para fazer parte integrante do blogue onde está escrito que fui lá eu, a minha filha, a Mena o Modesto e sabem quem mais? O Pessoa!!!

    ResponderEliminar
  2. O QUÊ?
    O MUNDO É PEQUENO MAS ESTAMOS TODOS LÁ DENTRO!
    VENHA ESSE DOCUMENTO!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que procurar porque sei que o meti num livro do Fernando Pessoa mas tenho vários e alguns tem muitas páginas mas logo que a "ache" conta que o enviarei como prometi.

      Eliminar