terça-feira, 19 de março de 2019

O ÚLTIMO DOS 3 EFES

Para terminar a saga dos 3 EFES, abordo agora o "F"  que mais polémica levanta mas como tudo é para  deitar cá para fora seja ou não assunto que muita controvérsia possa originar aí vai a minha opinião que vale tanto e é de respeitar como qualquer outra.

Não acredito  em nada do que se relaciona com o que se tornou conhecido pelo "milagre" de Fátima uma vez que tudo foi congeminado por causa dos politicos e em especial o Afonso Costa, natural de Vila Verde-Seia, que depois da implantação da República quis "correr" com a igreja católica, erro que não foi cometido no 25 de Abril pela inteligência de Mário Soares.

Que é isso de milagres?
Apenas os três pastorinhos "viram" ? E dois morreram passado pouco tempo e a sobrevivente foi recambiada para um convento em Pontevedra, porque terá sido? Sim eu sei que passados muitos anos regressou e passou a viver algures noutro perto de Coimbra. Estou certo ou errado? Vamos agora a um exemplo, dou só um mais podia dar vários: quando há um naufrágio e morrem 3 e salvam 2 é usual dizer-se que os que se salvaram foi devido a um milagre. Então e os que morreram? Onde estava o fazedor ou a fazedora de tal beneplácito? Porque não morreram todos ou não se salvaram todos? Mistério?
Quando fui "obrigado" a ir à catequese "aprendi" coisas que nuca passaram a realidades e logo eu que por ter tido um tio "beato" fui igualmente obrigado a saber ajudar à missa!!!
Naquela altura era em latim e ainda recordo algumas frases nesse idioma!!!Logo eu!!!

Como não sou crente mas respeito quem é, logo quero ser respeitado por isso repito que sobre milagres e dogmas estamos conversados!!!
Termino com uma citação que não recordo quem a proferiu, mas se quiserem em breve depois de consultar uns livrecos que guardo direi quem foi: deus foi a mais inteligente invenção do Homem.

Só mais uma coisa: o Estado Novo usou e abusou da crendice, medo e ignorância que mais de meio século grassou neste cantinho à beira mar plantado. 







                                                  ESCREVE: VÍTOR 

2 comentários:

  1. Recomendo a leitura de "Fátima Desmascarada" de João Ilharco bem como o contraditório na separata do Correio de Coimbra (anos de 70). O Victor escreveu uma quadra sobre o assunto que não é bem a que eu "cantava" naqueles anos. A minha dizia assim:
    Paradas e procissões,
    Fátima, fados e Bola,
    São essas as diversões,
    Dum povo que pede esmola.
    Abraço. Camacho

    ResponderEliminar
  2. Da próxima vez levo um livro que esteve proibido onde é explicado timtim por timtim toda a génese desse tal de milagre!!!Não me vou esquecer!!!Escreveu o escrevinhador do costume

    ResponderEliminar