domingo, 10 de março de 2019

FUMAR OU NÃO FUMAR... EIS A QUESTÃO!


Foi na 5 de Outubro que fumei o meu último cigarro.
Como todo e qualquer adolescente, que hoje tem a minha idade, tínhamos a pretensão de experimentar tudo e, acima disso, armar em homem.
Uma das experiências era, como não podia deixar de ser, dar a primeira... (o que estão a pensar?)...
Provavelmente até poderia ser isso mas não, mentes pecaminosas!...
Estava a falar no dar a primeira cachimbada, ou seja, fumar o primeiro cigarro.
Houve quem não passasse das primeiras baforadas e outros, como eu, tivessem fumado desalmadamente ao longo de muitos anos.
No tempo em que estive em África, cheguei a desbaratar quatro maços de tabaco por dia, da marca "Palmar", que era o mais parecido com o SG da Metrópole.
Um belo dia, em Novembro de 1975, o Governo aumentou o preço do tabaco descomunalmente. Decidi nesse dia que deixaria de fumar e assim fiz.
Andei mais de quinze dias com um maço de SG Gigante no bolso e o isqueiro para o que desse e viesse.
Ao fim desse tempo achei que estava curado e deixei o "espólio" em casa.
Mal dito mal feito. Deu-me um quebranto que nem vos digo.
Tabaco e isqueiro tinham ficado em casa e o Branco, a quem poderia pedir ajuda pois tinha a secretária junto da minha, tinha saído por qualquer razão.
Só tinha uma solução, ir à sala das Profissões Livres cravar um cigarro.
A "vítima" foi o Rui Vasco.
O diálogo foi mais ou menos este:- "Rui dá-me um cigarro. Tira um que o maço está aí em cima da secretária. Obrigado."
E voltei para a minha sala no intuito do acender (aqui um parêntesis, todos nós tínhamos na secretária uma caixa de fósforos e um frasco de lixívia, adivinhem os mais novos para quê!).
No caminho dizia de mim para mim:- "Se acendes este cigarro estás f.....do".
Quando cheguei ao meu poiso, abri a gaveta da secretária e, em vez de tirar um fósforo e acender o cigarro, atirei-o lá para dentro.
Guardei-o durante muitos anos até que um dia se desfez para grande desgosto meu.
Foi o meu último cigarro, já lá vão quase quarenta e quatro anos.
Deixo um conselho meu se me permitem: - NÃO FUMEM  pois o  gozo que isso dá e pelo tempo que dura só se pode comparar ao prazer gerado por uma (?!...) (o primeiro nome que se dá a uma receita muito boa com bacalhau cru! Também dá gozo mas dura pouco tempo!...).




                                        ESCREVE: CAMACHO

1 comentário:

  1. Eu deixei de fumar a sério há 30 anos!!!Façam ir a Tabaqueira à falência se...puderem!!!Escreve o Gigante Vicentino

    ResponderEliminar