sábado, 30 de março de 2019

O BAPTISTA DA EVENTUAL...

Parece impossivel mas ainda náo fizemos uma evocação do José Alberto da Cruz Baptista mas de hoje não passa.
Almocei com ele e o Vilela quinze dias antes dele ter sido operado em Moscavide e fez questão de pagar.
Claro que se marcou logo outro quando eu voltasse à capital mas infelizmente agora só quando eu também "embarcar".
Este era um funcionário acima da média, mas onde se distinguia mesmo era no conhecimento que tinha de tudo o que eram automóveis. Até sabia a distância entre os eixos. O seu bólide era um autêntico brinco cheio de extras. Só visto!!!
O que ele afinava quando o pessoal lhe dizia: "cala a boca, Baptista!!!Recordam-se? Era cópia do programa do Jô Soares!!! O Pessoa e o Zé Melato que mais tempo trabalharam com ele podem e devem acrescentar alguma coisa aquilo que eu estou a dizer. Morreu com uma infecção nos pontos 3 ou 4 dias depois da operação, foi o Vilela que me telefonou e eu nem queria acreditar. Terá sido incúria médica?




Foi alcunhado não sei por quem, se calhar até fui eu, como o Maluquinho da Rodela!!!
Era casado com a nossa colega da Tesouraria de nome Rosa e tinha um filho. Que será feito deles? Quem souber que diga mas não deve ser fácil.
Um dia apareceu-me no Algarve, aqui sim e estivemos à conversa algum tempo, sem tempo para almoçarmos porque se enganou e foi procurar-me à Repartição e eu estava descansando na D.Finanças.
E já agora recordar que depois das 4 da tarde era visto no Lobafo mandando abaixo umas canecas de cevada...líquida. 

Natural de Viseu, deixou saudades tal como todos os outros, sim que aqui ninguém é esquecido como se prezam e bem todos os QUINTOBAIRRISTAS!!!.

Quem quiser acrescente ao que aqui registo com emoção.







                                                        ESCREVE: VÍTOR 



PS, aproveitando a boleia do Vítor: 
Ao meu conterrâneo Baptista, ergo uma caneca! Ó pá, aí onde estás, também podemos jogar umas bilharadas, como fazíamos na nossa cidade de Viseu, no Café Rossio (a nossa "faculdade"!)? Porra, pá, foste embora cedo demais, completamente fora de horas... Guarda aí a mesa de bilhar, que temos jogos por fazer... À tua, Quintobairrista! À nossa, Quintobairristas e viseenses! LPessoa


2 comentários:

  1. Com que então queres ir lá pra cima jogar bilhar!?!
    E se começasses cá por baixo a jogar bilhar de bolso?

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ao blogue por este post e claro, a quem o escreveu. Nada é demais para enaltecer o Baptista (será com p, o Vitor não quer o c antes do t...). Um bom homem, um companheiro como um irmão, leal, bem disposto, sei lá um dos melhores. Trabalhei com ele no 5º Bairro e com ele fui inaugurar o 20º, ainda na Marquês de Tomar, mas depois sempre convivi com ele aqui no Lumiar. Com ele aprendi muito do que possa saber de automóveis pois ia muitas vezes ter com ele às oficinas frente ao Cemitério do Lumiar, onde lustrava o seu carro. Outro, com quem também aprendi muito, foi com o Lemos Correia, também esquecido, mas era diferente nas suas bricolages. Dois bons companheiros. Camacho

    ResponderEliminar