segunda-feira, 6 de maio de 2019

RESTAURANTES (E NÃO SÓ...) - 3



Foi, só após ter ido para a Av. 5 de Outubro, que comecei a cirandar por diversos restaurantes, conforme já foi dito, umas vezes com o Vitor outras não.
Não tínhamos um sítio certo para aparcar.
Podíamos ir, quer à Ladeira, quer ao Calhau, quer ao Jaguar, quer ao Zé (não digo a alcunha...) na Marquês de Tomar, quer ao Bacano, poiso certo do Frazão, quer a um outro de que me não lembro do nome, julgo que na Miguel Bombarda (Tascoso ?), quer à Tia Matilde, quer ao Manaus, quer a tantos outros.
Um dia apareceu o Lobafo do Luís, Baptista e Fonseca.
Tínhamos, todos os dias, uma sala reservada na cave, que, depois de almoço, se transformava em sala de convívio, digamos assim.
Até ao dia em que a porta que dava acesso à escada estava fechada à chave e aí acabou a nossa área de conforto.
O por quê deixo à imaginação de quem me possa ler pois não sou, como diz o Vitor, delator.
Ainda, durante uns tempos, comi lá ao balcão para desespero da Nazaré. As meninas que connosco trabalhavam, por sistema, comiam rapidamente de forma a aproveitarem a hora do almoço para irem ver as montras. Ora eu sempre me pautei por comer devagar, devagarinho.
A Nazaré, quando ia a entrar no Lobafo e me via, saía imediatamente e ia a outro lado pois dizia que eu comia pouco e falava muito...
Nunca gostei de comer na "manjedoura", como eu chamo a quem come ao balcão e então, ao que julgo, com outros, passámos a ir ao Pélé.
Entretanto regressei ao Príncipe Real e acabaram-se os almoços na 5 de Outubro, embora, mais tarde, quando foi inaugurado o 20º Bairro, voltasse a pisar os mesmos lugares, mas não era a mesma coisa pois a malta já estava dispersa por outros sítios.
Aí tinha dois restaurantes principais, digamos assim.
O "Tascardoso" na Rua do Século e o "Stop do Bairro" em Campo de Ourique. O primeiro não sei se ainda existe, o segundo mudou-se para a Av. Marquês de Tomar, onde ainda tive o privilégio de reencontrar o meu amigo João Sabino, recentemente falecido, mas onde o irmão vela pela sua continuidade.

A continuar.





                      ESCREVE: MILITÃO CAMACHO 

1 comentário:

  1. Breve teremos um concilio para listarmos todos os restaurantes, tascas, baiúcas, nights, cervejarias, casas de pastoreio, clubes de má fama e de mau porte e afins e correlactivos para fazermos uma meia dúzia de posts por "QUINTAGORIAS!!!

    ResponderEliminar