sexta-feira, 6 de maio de 2022

RADIOGRAFIA - PARTE 1


 Tem que ser em duas ou três partes porque a minha memória está em decadência e puxar pela mioleira não é como era!!!

Quando apareci no 5º. Bairro Fiscal em 1 de Julho de 1971 apenas era ocupado o 1º. andar e no 2º. estava o 6º ( não confundir com cabaz!!!)!!!
Diário de Lisboa de 1 de Julho de 1971
Na 1.ª página não vem a notícia da posse!
Provavelmente a Censura cortou!

Assim começo pela sala onde me foi indicado que iria, (longe de mim pensar!!!) passar o tempo a escrever à mão milhares e milhares de conhecimentos da antiga Contribuição Industrial!!!

Não havia escolha! Não havia "ou"!

Era o Barradas, Modesto, Frazão e Manuela, Mina e do lado esquerdo a equipa era chefiada pelo Azevedo com o Palmeiro, Alcides, Vitor(o "meia-leca") que tal como eu, o Frazão e o Camacho tínhamos estudado no Liceu Gil Vicente, atendiam o público em tudo o que  dissesse respeito à dita cuja já mencionada.
Depois havia o Gabinete do Mendes Leal.

Seguia-se o Contencioso com o Nobre, Duarte Silva...sei que havia mais alguém mas...Carreiro que sendo provisório amealhou uma data de faltas injustificadas!!!E eu tive 5 ou 6 e não foram mais porque não calhou ou melhor porque o Leal era condescendente!!!A verdade acima de tudo.
Antes ao lado da minha sala havia duas WCS, uma da malta e outra do Leal que fazia também de" armazém" !!!
Seguia-se a cozinha e outro WC onde funcionava o Fundo de Desemprego com três senhoras a Alicinha, a Lurdes e a Leonilde  e num cubículo estavam o Damaso e o Batista que além de nos irem levantar o ordenado tratavam do correio e iam à Direcção de Finanças tratar de trazerem ofícios e outras papeladas!!!


Belos temos, ainda se trabalhava ao sábado de manhã, e depois passou-se a 50% do elenco e havia gajos que por vezes faziam-se "esquecidos e estava duas vezes seguidas sem lá irem, mas o Leal estava à coca!!!




                         Escreve: VÍTOR

3 comentários:

  1. Finalmente há algo de novo!!!

    ResponderEliminar
  2. NOVO?????????????????????? O GAJO PARECE TER MAIS IDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Muito bem vindo Vitor. Até que enfim que alguém escreve algo! O que dizer? Que foi com muita nostalgia que li o que escreveste. Quem passou por aquelas paredes nunca mais esquece, embora eu estivesse confinado ao segundo andar, onde nada acontecia!!!... Só um aparte. O Vitor "Meia-leca" a que o Vitor se refere é o meu bom e grande amigo Vitor Ferreira, que só vim a saber que era quintobairrista há pouco tempo. Ele que é anterior à minha ida para o 5º Bairro mas foi contemporâneo do meu pai e depois zarpou para o BES onde se licenciou em Económicas e onde exerceu a sua actividade profissional até se reformar.

    ResponderEliminar