sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

NATAL!

 


Em casa dos meus Pais nunca se fez uma chamada Árvore de Natal.

Fui assim educado e mantenho a tradição, embora as minhas filhas não o façam, mas acabam por colocar um mini presépio na base da árvore.

Sou muito arraigado às tradições; tanto assim é que, a 8 de Dezembro, faço os presépios cá de casa.

Presépios, no plural? Sim.

No dia 8 de Dezembro? Sim.


No plural porquê? Porque, desde menino, sempre fiz o "presépio tradicional português", chamemos-lhe assim. Entretanto a minha filha mais nova casou com um Funchalense e, então, comecei a fazer uma versão própria da "lapinha" ou "presépio em escadinha", típico daquela região, com o Menino no trono e, nos degraus, as ofertas, como fruta, arroz, feijão, etc.,. Falta a searinha germinar para ficar completo.


No dia 8 de Dezembro porquê? Porque o presépio, segundo a tradição, deve começar a ser montado no início do Advento (este ano a 29 de Novembro) mas, por hábito caseiro, é no dia que, para mim, continua a ser o Dia da Mãe, 8 de Dezembro, data contrária à  instituída há uns anos, julgo que nos anos setenta, num domingo qualquer de Maio, já nós tínhamos muitos calos no cu.


Com isto venho desejar a todos os quinto-bairristas e a todos os nossos amigos um Natal o melhor possível e que, em 2021 o possamos comemorar com muito bacalhau com todos, TODOS.

BOAS FESTAS.


Escreve: MILITÃO CAMACHO 

3 comentários:

  1. Ó Camacho, o que está lá a fazer o Menino Jesus? Ele só lá entra no dia de Natal!!!! Agora é a imagem da Senhora com barriga não sabes?

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão, ou quase. De facto o Menino Jesus só deveria ser posto no presépio na noite de Natal. Mas, topas, o meu é prematuro!!!...

    ResponderEliminar