sábado, 7 de novembro de 2020

UMA SALAZARADA QUE ATÉ PARECE MENTIRA!...

O meu Pai era o mais novo de três irmãos - o meu Tio Cassiano que esteve em França durante a 1ª Grande Guerra e foi condecorado, entre outros, pelo Governo Inglês, o meu Tio Militão, farmacêutico em Colos, onde eu e meu irmão íamos passar um mês cada um, nas férias de Verão e a minha Tia Maria, professora primária e mãe do Camacho Costa.

Corria o ano de 1935 e abriu concurso para o Ministério das Finanças.


O meu Pai tinha tirado o curso de guarda-livros na Escola Comercial de Beja e era contabilista numa das maiores casas comerciais de Serpa. Concorreu para Tesoureiro da Fazenda Pública pois tinha habilitações para isso.

Havia, porém, uma salvaguarda para tesoureiro, a idade limite era a de 30 anos de idade.

O meu Avô, um dia, lembrou-se de registar os filhos todos ao mesmo tempo e assim foi (naquele tempo, antes da República, não era obrigatório o registo atempado dos filhos). O tipo do Registo Civil registou-os, respectivamente, nos anos de 1898, 1900, 1903 e 1904.

Assim o meu Pai teria 31 anos na altura, pelo que não poderia concorrer.

Contudo havia um pequeno pormenor onde se poderia agarrar. A minha Tia foi registada como tendo nascido em Outubro de 1903 e o meu Pai em Janeiro de 1904!!!!?????

Deste modo, fez um requerimento expondo a situação que foi indeferido pois, pasme-se -  Superiormente foi decidido que o que estava certo era o registo pelo que se indeferia o pedido, ou seja, "Superiormente" uma mãe poderia ter um filho em Outubro e outro três meses depois!


Que dizer? Cada um que tire as suas conclusões.


Será que agora já pode? Parece o Jornal do Incrível!!




escreve: Militão Camacho 





2 comentários:

  1. Como facilmente é perceptível no texto, o meu Pai era o mais novo de QUATRO irmãos e não três. Quanto ao resto só um comentário. O que o meu Pai requereu é que alterassem o ano de nascimento para 1905 para poder ter 30 anos na altura, o que foi indeferido por um argumento que considero obsceno. No entanto se repararem nos anos de nascimento de todos, talvez não tivesse razão e o ano de nascimento da minha Tia é que estaria errado. Vejamos, 1898, 1900, 1903 e 1904 ou talvez, o mais lógico, 1898, 1900, 1902 e 1904 ou seja de dois em dois anos, tudo menos que, o que estava no registo é que estava certo, como foi entendido Superiormente. Camacho


    ResponderEliminar