quarta-feira, 4 de setembro de 2019

VISEU, FEIRA DE S. MATEUS E ENGUIAS...



No princípio dos anos 90 do Século passado, por sugestão de amigos, não desaprovada pelo médico, a minha mulher foi aconselhada a ir fazer uns tratamentos nas termas das Caldas da Felgueira.

As termas são, de facto, um óptimo sítio para descansar mas...
As sessões terapêuticas (?) enchiam as manhãs, ficando o resto do dia livre.
Num desses dias fomos até Viseu.
Era Setembro e o tempo convidava.
Depois de almoço, talvez no Cortiço, fomos por aí abaixo até à Feira de S. Mateus que tinha acabado de abrir as portas.
Volta para aqui, volta para ali e fomos dar a um recanto onde havia umas cabanas pintadas à moda da Costa Nova de Aveiro.
Ao aproximar-me vi que vendiam um dos meus petiscos preferidos - AS ENGUIAS DA MURTOSA.
Para mal dos meus pecados ainda estavam fechados...
Deambulei por ali até conseguir falar com uma senhora vestida de ovarina, que me disse que ainda era cedo para abrirem os quiosques.
Conversa mais conversa lá a consegui convencer a facultar-me uma barrica.


A minha mulher pôs-se logo ao fresco (não gostou do aspecto) e eu, escarrapachado num banco comprido, uma perna para cada lado e as enguias pousadas em frente, no mesmo banco, deliciei-me até mais não.
Belos tempos esses.




Foi em Viseu que me foi dado ver, no Teatro Viriato, um dos espectáculos do Felipe La Féria - "What Happened to Madalena Iglésias", bem como, no adro da Sé, espectáculos de música ligeira, e ainda, como diz o outro, nos claustros, o Carlos Guilherme, se a memória não me atraiçoa.







                         ESCREVE: MILITÃO CAMACHO 

3 comentários:

  1. Um obrigado especial pela foto do local onde comi as enguias. Vê-se as cabanas coloridas, mas também os bancos corridos onde me foi dado saborear as ditas, só que aqui estão repletos de gente e eu estava sozinho. Nem havia mesa, foi tudo à antiga. Camacho

    ResponderEliminar
  2. Sabem onde nasceu o Lá Féria? Perto de Espanha na Vila Nova de S. Bento terra onde também o Nicolau deu à luz!!!Mas esta para este já se fundiu!!!Ganda maluco!!!

    ResponderEliminar