domingo, 16 de fevereiro de 2014

VERÃO (BEM) QUENTE!!

O verão no seu apogeu, um calor intenso a torrar, a Repartição na sua excelente exposição solar, virada a sul, como que pronta para o bronze.





A maior parte do pessoal estava de férias, e os poucos que diluíam nessa sauna de última geração, logo que podiam, piravam-se para locais mais refrescantes como a Costa da Caparica, Aroeira, etc.
Restavam poucos: eu o Afonso e Vitor Pezudo, este último sempre cheio de imaginação, alvitrou uma solução:



Tia Matilde! Eram seis horas da tarde e ai íamos nós a caminho do rego, anos 70, ainda aquele local era diferente, ainda se podia entrar pela Rua Dr. Alvaro de Castro e sair pela Rua Filipe da Mata, ao entrar naquele belo espaço, pela primeira rua referida, umas mesas à esquerda e estava um balcão de pedra, alto à direita, e logo a cozinha por de trás de um rendilhado de ferro trabalhado, com vista do exterior.
Quando chegamos fomos, bem atendidos, como sempre, pelo Senhor Emilio e de imediato, na mesa: um frapé com gelo a apaparicar uma Palácio da Brejoeira e um petisco.

O Vitor impaciente e nós igualmente, com o calor fizemos desaparecer, num ápice, aquela garrafinha.

Era pois necessário vir outra, pois o calor era enfadonho e o nosso orientador técnico estava com dificuldade em aguentar os seus chanatos pra não dizer pezudos, ele não se continha, não tinha posição.
Mal demos por nós, (Eu e o Afonso), já o Vitor se tinha descalçado e as meias estavam dentro do frapé, com o cós de fora, só faltavam as molas como que num estendal, dizia ele, para se justificar, que estavam a arrefecer.
Agora é que eram elas, o Sr. Emilio, grande amigo do Vitor, mas, igualmente ditador e com uma casa com prestígio, a manter, como iria ele reagir, perante tamanho desaforo?


Passou, voltou a passar, até parece que tinha crescido, pois não acreditava no que os seus olhos viam e para espanto meu e do Afonso, pois o Vitor estava na maior, optou por fingir que nada se passava e não voltou a pôr ali os pés (com peúgas dentro dos sapatos), refugiou-se lá para dentro!




ESCREVE E DESCOBRE AS CARECAS: 
VÍTOR GONÇALVES

4 comentários:

  1. Eu logo vi que tinha que sobrar para mim mas se isso do SO4Pe(leia-se sulfato de peúga!!!).incomodou alguém a mim não foi certamente. uma vez que o gelo veio mesmo como complemento da garrafita que nesse tempo seria a fina flor do vinho verde e que nós àvidamente deitávamos abaixo!!!Foi apenas juntar o útil ao agradável!!!E como sabem os QUINTOBAIRRISTAS eram exímios nisso e noutras coisas para não dizer em tudo porque seria estulticía da minha parte estar aqui constantemente a elogiar toda aquela seita e depois não me tocar a mim também ter que ler o elogio ora publicitado pelo Vitinho com a supervisão do Luis Pessoa!!!Contem, contem que eu cáestou paravos agradecer mas só a verdade e nada mais do que a verdade!!!

    ResponderEliminar
  2. ...e a vingança como se serve fria vai ser...terrivel, apenas tem que arrefecer o calor que o Vitinho diz que estava!!!

    ResponderEliminar
  3. O cheiro que ficou na sala era do Old Spice do Afonso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que o Afonso não usava Chico Rabanadas?!!!Ou um sucedâneo de um dos 3 Mosqueteiros que afinal eram 4?

      Eliminar