quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

TU E VOCÊ, COM MENDES LEAL PELO MEIO...

Quem devia contar a primeira parte deste, mais um, episódio era o Duarte Silva e eu escreveria a segunda, mas olhem assim faço eu a barba e o cabelo!!!
À saida para o almoço por vezes dez minutos antes "aterrava" na Av. 5 de Outubro um peugeot azul tipo carrinha, conduzida pelo Florêncio, também conhecido pelo Farrusco ou Cara Suja, infelizmente já falecido.
O Mendes Leal quando ouvia um chiar de travões, ia à sala do Duarte Silva e à janela balbuciava."já temos a tarde estragada!!!(estou a escrever isto e não páro de me rir!!!)
Era certo e sabido que eu, Afonso,Carvalho,Duarte Silva, doutras vezes seriam outros como o Modesto,Pintão,André, mas eu e o Afonso tinhamos lugar reservado.Sempre!!!
Lá iamos onde calhava, pois seria fastidioso enumerar o nome dos restaurantes,tascas, casas de pasto, carvoarias ou mesmo a casa de alguém que fazia uma pantagruélica refeição!!!
Resultado: nunca chegávamos à hora que deviamos para cumprir o horário!!!
Em abono da verdade tem que ser dito e não como defesa que havia alturas em que ficávamos a trabalhar na hora do almoço.Verdade que é um truismo.
Era ela por ela!!!
Não queria ser prolixo mas para que tudo seja contado com todos os efes e erres também não posso sintetizar muito.
Adiante e diga-se que quando estávamos a chegar, normalmente o Mendes Leal andava a cirandar pela porta principal e éramos "apanhados com a boca na botija!!!
Por vezes "fingia" que não nos via entrar mas ficava com a certeza que o plantel estava...completo, doutras lá tinhamos que ir ao gabinete.Uma vez, ele começou a tratar-me por você e eu que ia para a frente, para os cornos do touro, mal ele começava  a falar daquela maneira eu interrompia-o e dizia-lhe:Não estou a perceber?
E ele:-Mas não percebe o quê?
Eu ganhava fôlego e ripostava:-Então não costuma tratar-me por tu? E agora é por você, por vocês para aqui, para acolá?
Ficava desarmado, dava-me uma palmada nas costas, a custo sustia o riso e tudo acabava com um:que paciência tenho para vos aguentar!!!
E era verdade!!!


















Há tantos anos que desapareceu e não há dia nenhum que não o recorde.
Morreu na noite de Natal de 1985.
Eu voltarei a recordá-lo...aqui!!! 

EM MEMÓRIA DO CHEFE MENDES LEAL






                                                            

                                                      ESCREVE: VÍTOR



1 comentário: