quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

SOBRE A MORTE DO "MANO CAMACHO"...

De facto foi com muita tristeza que recebi a noticia do desaparecimento, ainda que esperada, de além de ex-colega no Liceu GilVicente tal como o mano, um amigo com quem lidei ao longo da vida.
E apenas recordo que no intervalo das aulas ou antes do seu inicio faziamos umas peladas, ainda que nesse tempo proibidas, mas eu emprestava o jornal A Bola ao contínuo que "fechava os olhos", e como eu é que fazia a minha equipa(claro já nessa altura era ditador!!!) ele era SEMPRE escolhido para jogar na minha e à defesa porque era destemido, não tinha medo e para ele do pescoço aos dedos do pé era tudo perna.Até sempre amigo do coração!!!João Vitor com a alcunha do Gigante que ele me chamava muitas vezes.

ESCREVE: VÍTOR

RECORDANDO...


EM MEMÓRIA DE CAMACHO, COLEGA E AMIGO





Liceu Gil VicenteRua da Verónica
Liceu fundado em 1914 como “secção oriental do Liceu Passos Manuel”, zona de S. Vicente.
Rua da Verónica, à direita o Liceu Gil Vicente, Eduardo Portugal, 1950, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML -  B094736 (Clique para ampliar)
Rua da Verónica, à direita o Liceu Gil Vicente, Eduardo Portugal, 1950, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - B094736

Em 1915 tornou-se autónoma com o nome de Gil Vicente, sendo o primeiro liceu criado pela República. A denominação inicial foi de Liceu Central e funcionou nos claustros do Mosteiro de São Vicente até 1949. Nesse ano, com o nome de Liceu Nacional, foram inauguradas as actuais instalações na antiga cerca deste mosteiro.
Após o 25 de Abril de 1974, com a democratização do ensino e o alargamento da escolaridade obrigatória, a escola voltou a ter jovens de ambos os sexos. Neste período a designação oficial deste estabelecimento passou a ser Escola Secundária de Gil Vicente.

1 comentário:

  1. Agradeço ao Luís este apontamento. Por respeito à memória de meu irmão gostaria de referir que, para além do Liceu Nacional de Gil Vicente, ele andou a coçar os ditos pelo Colégio Nuno Álvares, Tomar, mais conhecido pelo CNA (centro nacional de arroz), onde foi companheiro, entre outros, de dois primos, o Fernando Grade Ribeiro e o José Manuel Militão Camacho Costa, mais conhecido por Camacho Costa. Foi, no entanto no Colégio Valsassina, onde permaneceu mais tempo e onde acabou os seus estudos e de quem guardava melhores recordações. O seu a seu dono. Obrigado. Camacho

    ResponderEliminar