sábado, 24 de março de 2012

A "CAVE REAL" DE OUTROS TEMPOS...


ROTEIRO PSEUDO-GASTRONÓMICO DO 5º BAIRRO (EPISÓDIO SEIS)

Saúde.
Hoje vamos viajar no tempo.
Muito de vós talvez não se lembre deste “restaurante”, na Avenida 5 de Outubro, 13.
Pois foi a primeira cantina que eu e alguns frequentámos antes de termos o cartão dos SOFE, se é que eles já existiam. Hoje restaurante fino mas, naquela altura (1973/1974), um lugar onde se comia, tanto quanto me lembro, por dez escudos, com sopa, prato de peixe, prato de carne, 3,75 de vinho, pão e sobremesa. Pagava-se à entrada e davam-nos uma senha (ou comprava-se uma série de senhas) que tínhamos de entregar no ato de servir. Chamava-se “Organizações Correia” e frequentei-o com meu pai. Eu, vinha da Repartição Central na Fontes Pereira de Melo e meu pai da 5 de Outubro. Depois do “repasto” íamos beber o café mais o digestivo à “Paulistana” que já não é possível fotografar, tal como o “Botafogo”, ao lado, frente ao Mercado 31 de Janeiro.



Contem histórias para todos e não as guardem só para vocês.



Vá Camacho”. “É boi” respondia o meu pai no seu sorriso maroto. 

                                                         
                                     ESCREVE: MILITÃO CAMACHO (filho)

6 comentários:

  1. Era uma espécie da Sopa do Sidónio!!!Porra deixa pra lá que isso já foi!!!Pagava-se pouco mas não valia népia!!!Claro que também lá fui muitas vezes e só aquelas escadas metiam medo!!!O que vale é que a bebida também era pouca pois caso contrário depressa teriamos apanhado uma ...cirrose!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sopa do Sidónio até é capaz de ser um elogio, mas para quem tinha vindo de África e de vinte e seis meses de mato até era um luxo. Fez parte da nossa vivência e, como também dizes, foste lá muitas vezes, isso é que importa. Camacho

      Eliminar
    2. Claro que fui!!!E não falei na Sopa do Sidónio em sentido negativo pois naquela tempo muita gentinha lá ia!!!Olha e agora muita gente, cada vez mais gente é OBRIGADA e lá ir!!!para quem não saiba funciona na Av.Almirante Reis defronte de Igreja dos Anjos!!!Este blogue até funciona como Boletim Informativo!!!Sobre o nome e como nasceu muito haveria a dizer mas apenas digo que ela apareceu quando o nosso Presidente da República era o Sidónio Pais, sim aquele que foi assassinado na Estação do Rossio quando ia apanhar o combóio para o Porto!!!Isto passou-se no último trimestre de salvo erro ou omissão do ano de 1918!!!Por hoje acabou a aula de História!!!

      Eliminar
    3. Isto já parece um "monólogo" a três!... Li há tempos um livro do Moita Flores, que recomendo. Nada de escrita erudita pois é um romance pseudo-histórico. Chama-se "Mataram o Sidónio", da Casa das Letras. Quanto às aulas de história, muito gostaria que elas viessem ao nosso blogue, sempre se aprendia alguma coisa, com os conhecimentos de cada um e a iniciativa de cada um igualmente. Camacho

      Eliminar
    4. Oh!Camacho é só escolheres o tema!!!A fase, a época,o reinado ou ...tu mandas... e estabelecemos o "monólogo", sim eu escrevo e tu...lês!!!

      Eliminar
  2. Para quem não saiba ele das Organizações Correia tinha um que era o Restaurante Picoas.Bom acima da maioria assim a modos que o Toni dos Bifes ou o António mesmo frente aos CTT.Quem se recorda?Ofereço um bombom mas não um bombom qualquer...um Ferrero Roché!!!Uma merda!!!Eu preferia aquela que diz:Ambrózio!!!apetecia-me...algo!!!E este algo tem muito que se lhe diga ou será que a madama não preferia outra coisa se é que ele ainda tem?!!!Ou se é que ainda...deixo à vossa imaginação!!!

    ResponderEliminar