terça-feira, 8 de abril de 2014

FIGURAS TÍPICAS...

Figuras típicas do nosso tempo

Também Solteirona... Mas não era esta!
Saúde.

Hoje, dentro dos possíveis, pois o tempo que passou já começa a pesar (o Alemão, como diz o Vítor, vai fazendo estragos), vou recordar uma figura muito típica do nosso Quinto Bairro.

O nome só no fim.

Seria esta mais uma das manias?...
Era mulher e, ao que me lembro, solteirona.

Tinha algumas manias entre elas a de não escrever com canetas de tinta vermelha.
Números de sorte e de azar eram com ela!
Outra era a de esperar o Vilela ou lá quem fosse, à porta da Repartição, vindo do Banco de Portugal, com o dinheiro dos emolumentos ou permilagem, para ser ela a primeira a receber para escolher as notas, pois não queria as que terminassem em determinados números de série.

O Camacho (Pai) era um brincalhão!
O meu Pai, como se lembram, tinha o cabelo todo preto e ela teimava em saber qual o segredo daquilo.

Moía-lhe a cabeça de manhã à noite até que um dia, o meu Pai, já um pouco farto, lhe disse que o segredo estava numa poção que o meu Tio, farmacêutico em Colos - Odemira, lhe tinha preparado através de uma madeixa que lhe tinha enviado.
Dizia ela: - mas que maravilha nem na raiz do cabelo se nota que é pintado.
E se não fosse um "gentleman" trazia-lhe
produto "made in rabiosque de galinha"!

Pudera.

Em vez de remediar a situação o meu Pai ainda a piorou pois, desde então, se calhar até hoje, se é que está entre nós, deverá estar à espera que o meu Pai tenha a paciência de lhe desvendar a dita receita milagrosa.

Seu nome: Violeta.



“Vá Camacho”. “É Boi”, respondia o meu pai no seu sorriso maroto.




                  Escreve: Camacho  





5 comentários:

  1. Finalmente o regresso!!! Sim nós sabemos que agora és baby sister e com todo o gosto estou certo!!!Mas o que eu gostava mesmo era ver-te a dar o biberão ao Guilherme e se fosse da parte da tarde melhor seria!!!Quanto à Violeta quem sabe dela?Ninguém por certo o que é pena porque era sui generis e era QUINTOBAIRRISTA e quem o é tem toda a nossa solidariedade!!!Não é cambada?Porque QUINTOBAIRRISTA um dia QUINTOBAIRRISTA toda a VIDA!!!Já o teu pai era também ilusionista e dos bons pois jamais ensinava quaisquer dos truques que sabia!!!E se eu lhe azucrinava a cabeça!!!

    ResponderEliminar
  2. Os Camachos eram tramados, um e o outro e os dois juntos ainda pior
    Com que então merdelim de galinha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Merda de galinha às cores? elos vistos é o que tomas para quebrar o jejum!!!E sabe a galo, frango ou a merda de galinha?Diz à gente, diz à gente!!!

      Eliminar
    2. Merda de galinha às colheres tá bom de ver!!!

      Eliminar
  3. O Pessoa está de férias? E as outras que tens para publicar??Já há malta que me pergunta se não há mais!!!!Carrega com as fotos da miudagem hoje homens e mulheres Pais e Mães!!!

    ResponderEliminar