quarta-feira, 19 de março de 2014

ALMOÇOS, MAIS ALMOÇOS E... HÁ CADA ALMOÇO!!!

Há almoços e almoços!
Como todos os dias almoçávamos onde calhava, tascas, bodegas, casas de pasto, tabernas, restaurantes de estrelas várias, baiúcas e... inovar era preciso e era o nosso forte, por isso, um dia foi na Agência Funerária Lemos, na rua S.Sebastião da Pedreira, cujos donos, meus amigos, eram o Zé de Almeida, conhecido pelo Zé Triste, infelizmente já auto-utilizador  dos serviços duma agência parecida e o Rogério Gambito, natural de Tavira.

Alguns não lembram a ninguém!
O principal instigador para que o repasto lá se realizasse fui eu!!! Só podia!!!
Assumo!!! 
Mas bebemos de uva e há quem lhe chame vinho!!!

Assim da intenção à realidade foi apenas um passo de morte.
Eu, Afonso, André, Modesto, Pintão, Carvalho, Camacho mas com tanto tempo já passado  é possivel que mais algum gato-pingado tenha ido ao velório.
Andariam à procura de... cadáveres destes?

A mesa foi um caixão!!! E a cada um sua mortalha.
Fez a refeição que estava excelente, a Mavilde que ao tempo era funcionária da empresa. Para   cúmulo, a meio da deglutição, e não estou a "dourar a pílula" nem a querer dar um toque tétrico, foi mesmo verdade... verdadeira, faltou a...luz e tivemos que acender velas porque não havia tochas nem archotes!

HUMMM! SÓ PODIA!
O local nada fúnebre era o armazém onde uma boa dúzia de "sobretudos de madeira", também designados por tumbas, ataúdes, féretros, esquifes ou urnas esperavam clientes.

No final tive o grato prazer, mórbido talvez, de "vestir" um deles e não fora a grande algazarra que se estabeleceu teria, por certo, passado pelas brasas como bom alentejano que adora dormir uma boa sesta após qualquer refeição!!!

UMA SONECA?
A criatividade naqueles anos 70/80 do século passado não era palavra vã e eu então nunca deixei os meus créditos por tumbas alheias.
Por mim teria lá voltado nem que fosse sexta-feira dia 13!!!
 

Escreve: Vítor





Saúde.
Não fui a todos naturalmente mas naquele em que foste dormir para dentro de um caixão fui. Julgo que na altura já estaria na Fontes Pereira de Melo para onde eles transitaram com a reforma fiscal dos Bairros. Até posso dizer que a ementa foi cabrito assado e tivemos que virar uns quantos caixões ao contrário para servirem de mesa. Em anexo o cartão da Agência. Já é mais moderno, embora já tenha mais de vinte anos, pois já tinham ido da Rua de S. Sebastião para o Bairro Santos. Foram eles que fizeram os funerais do meu Pai e Mãe. Abraço. Camacho






 Completa: Camacho

7 comentários:

  1. Nada me apraz dizer por agora porque o tempo com este calor não está para me embrulhar num sobretudo de tábuas e sobre...tudo por querer fazer aqui vir muitos e muitas das pessoas amigas do email e por isso não me posso estender demais uma vez que há pessoas muito impressionavéis e por muito bradino que eu possa ...ter sido hoje limito-me a dar bons conselhos por maus exemplos dei até ter recuado para os Algarves e aqui fia mais fino, ou melhor, mais, muito mais...fininho!!!

    ResponderEliminar
  2. Se o Camacho diz que estava presente não sou eu que vou dizer o contrário acresce ainda dizer que passados todos estes anos não é de admirar algumas falhas mas o importante neste caso, não, não é a rosa, foi a Mavilde ter feito o almoço naquela sala ao lado onde os sobretudos aguardavam...o cumprimento da sua negra missão!!!

    ResponderEliminar
  3. Parece-me uma cronica ao estilo siciliano, no bom sentido, cheio de momentos hilariantes e grotescos com imaginação e muito bem descrita.
    Estamos perante o melhor momento literario do Pezudo, que facilmente parceirava na cronica dos bons malandros.
    A primavera está a dar-lhe inspiração.
    Grande Vitor.

    ResponderEliminar
  4. O Camacho virou comissionista da arte funerária?E o cartão?Faz-me lembrar já não sei em que telenovela um tipo que andava sempre a dizer:Já lhe dei o meu cartão!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cartão foi conjuntamente com a adenda. Não sei se a D. Constança e o Zé, que não o "Triste", ainda têm a Agência, pois há muito que por lá não passo. Calhando já foi absorvida pela Servilusa. Abraço. Camacho

      Eliminar
  5. Agora é do outro sócio o Rogério Gambito que foi sócio do Zé de Almeida.João Vitor

    ResponderEliminar