quinta-feira, 3 de maio de 2012

HISTÓRIA ALEGRE DE UM GALO TRISTE!

Era uma vez...

Anos 70, talvez 1979, que a memória já não dá para mais!


Personagens, o "25 de Abril", Lemos Fernandes e o Pessoa.


Local: FIGUEIRA DA FOZ!






Numa das muitas excursões, o duo chegou à Praia de Figueira da Foz e depois de várias noites em maratona competitiva de elevação de copos, o corpo e o espírito pediram "PAZ"!



Faça-se a sua vontade!



Local de repouso: Uma casa na encosta da Serra da Boa Viagem! Paisagem: Praia e mar!







Testemunhas: Um galo de bom porte, que a senhora dona da casa guardava para uma ocasião especial! E a filha da dona da casa, igualmente de bom porte, como o milho!

UÁU!

Que melhor ocasião podia haver do que aquela? Uma dona da casa surda e uma filha muito, muito, MUITO prestável e (bem) disposta...
Da filha, não falo! Pronto! Segredo de estado!

Agora da outra testemunha...Quem merecia mais um bom pitéu do que a malta QUINTOBAIRRISTA?


NINGUÉM! - pensaram os dois!

E nessa noite, naquele galinheiro suspenso no meio da serra, com paisagem para a praia e para o mar, um galo acabou por sucumbir... A emoção da paisagem foi forte demais para ele, coitado!

Às três da manhã, enquanto o "25 de Abril" recitava - sem gaguejar! - Shakespear às couves (esses animais esplendorosos, de orelhas caídas, a oscilar, a oscilar...), e o "je" prestava assistência à "brasa" da filha da dona da casa, o churrasco ia-se fazendo...

"Comeu-se a mercadoria" e no final, para retemperar forças, até o galo bem assadinho, marchou!


Bem regado de uma tintolada de todo o tamanho, que só acabou, já de madrugada, pela serra abaixo em grande velocidade...


A dona do bicharoco acordou muito cedo, a estranhar não ouvir o dito-cujo a cantar...
Ou melhor, só ouvia os dois marmanjos a cantar e deu com a filha em lindos preparos e o galo... bem desossado!

Pelas veredas abaixo, com as calças na mão e o "25 de Abril" em cuecas, lá foi o carro parar a um canavial.
 O "25 de Abril" acabou com um galo... na testa!



Não foi preciso chamar o INEM, não senhor"










Comprou-se uma pomada na farmácia da Figueira da Foz, que o farmacêutico garantiu só não tratar a "dor de corno" e pronto!






HONRA AO OUTRO GALO! E QUE GRANDE "GALO" ELE TEVE!


Histórias QUINTOBAIRRISTAS! já lá vão mais de 30 anos!


Por onde andas, 25 de Abril?


Os dois, claro! O 25 de Abril, propriamente dito e o "25 de Abril" do 5.º Bairro!


10 comentários:

  1. Não podias terminar melhor exclamando que é feito dos 25 de Abril!!!Que será que foi feito deles?Já quanto ao desossares a pequena aí fia mais fino uma vez que para isso era preciso muita força de ou na...(a minha educação não me permite usar a palavra que iria causar um tsunami!!!).Já quanto ao vosso estado de calças na mão isso tá tão actual que nem mais uma palavra!!!

    ResponderEliminar
  2. Nunca pensei que um QUINTOBAIRRISTA fosse ciumento!!!Sim, dizes que a filha da velhota era boa,pior compara-la ao milho?Se isso era um naco que "benza-te deus" por qual o motivo que não traças a foto da pequena?Vou reunir o Conselho de Administração de que por acso sou o único elemento e serás considerado PERSONA NON GRATA se no prazo de...sei lá vou reunir comigo e ....bem se no prazo de 10 000 segundos não nos mostrares essa beldade que tu dizes terá sido de alto coturno!!!Ao invocares o milho eu nem estranho pois o galo teria direito a uma boa ração do mesmo e assim sendo tu não passarias dum franganito e por isso no comentário acima eu duvidava que não terias arcaboiço para fazeres uma desossagem com todos os efes e erres!!!Por isso com tanto esforço o galo foi parar à mona do 25 de Abril também conhecido por Lemos Fernandes!!!

    ResponderEliminar
  3. Ó Alentejano, a memória já não é o que era!
    O "tio" alemão já aperta...
    Olha, tenho tantas histórias que nem sei por onde começar... As idas ao futebol com o Farinha e o Noé, em pleno Estádio da Luz, em que íamos levando na "corneta"!; as expedições na Portugália...; a história atribulada com uma empregada dos CTT das Picoas, que terminou em fuga controlada (assim, assim!); as "directas" que acabaram num banco de jardim... A "night" com o... Melato(imagine-se só!); a pancadaria madrugadora no Mercado da Ribeira, com cacau a voar pelo ar...; Os malhanços nas pistas de dança dos bares do Cais do Sodré, com o Afonso e o Noé, por cauda de cerveja "escorregadia"... Puxa, malta... São tantas que vou atirando devagar... devagarinho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que é feito daquelas que te tenho enviado nomeadamente dos atestados médicos e das noites ou locais de visita que correm Lisboa inteira?Perdeste?Atão tá mal porque foi escrito de improviso e tenho que es reescrever de novo.E já agora para quando o lançamento da Festa de Natal deste ano Já Marcada para 15 de Dezembro?Quando precisares é só dizer que tenho um catálogo que dá a volta ao bilhar grande ainda que algumas sejam proibitivas de todo ainda que já prescritas no Código...Penal!!!Não amoleças que o pessoal há-de abrir o ...olho, não se sabe é qual!!!

      Eliminar
  4. Devagar...devagarinho...parado isso é mais ao meu estilo como natural da capital do Baixo Alentejo que para quem não saiba é...BEJA!!!

    ResponderEliminar
  5. Porra tá pior que nós...nós alentejanos!!!Sempre o mesmo post?Trabalho beirão do catano!!!

    ResponderEliminar
  6. Foda-se tou farto de estórias tristes em galos alegres!!!Inverte e deixa de dar desculpas que tem que ser lentamente pois para len...ta...mente tou cá eu que sou alen...te...jano!!!Os beirões hoje são os alentejanos de antanho!!!

    ResponderEliminar
  7. Dizia eu num comentário que foi para o cano de esgoto que tou farto de lentidão...lenta!!!Põe post que eu já te enviei há muitas luas!!!Se achares quie nã têem cualidade literária diz que como sabes eu nã sou de capinar sentado e mando outras com capacidade de um NOBEL sim que modéstia nunca foi meu apanágio!!!Um beirão é um alentejano com meio século de atraso!!!OH!PORRA!!!

    ResponderEliminar
  8. Porra quando é que de triste se faz alegre o...galo?Que o mesmo é dizer quando plasmas mais temas QUINTOBAIRRISTAS?Vir aqui todos os dias e tar sempre a ver o galo, é...GALO!!!

    ResponderEliminar
  9. E eu a dar de caras sempre ccom o galo há já muitas luas!!!Porra ca...galo!!!Plasma mais oh!Inspector Fidalgo ou Fidagais!!!

    ResponderEliminar