segunda-feira, 24 de novembro de 2025

+ MOÇAMBIQUE - 1

 


Após o chá das cinco, depois de me ter despedido do Sr. Carvalho, com o convite de nos encontrarmos no dia seguinte de manhã, fui à descoberta de Lourenço Marques.








Lourenço Marques conquistou-me pela positiva, não fora certas coisas que me chocaram, como por exemplo nos autocarros primeiro entravam os brancos e depois os pretos, o trânsito ser pela esquerda, o que provocou muitos acidentes, um certo snobismo made in England, mas era, no entanto, uma cidade aberta. Avenidas largas, uma cidade moderna e cosmopolita, com infraestruturas quer a nível de ensino, industrial e comercial, com belos restaurantes, hotéis, casinos e bordéis.


Deambulando pela cidade fui dar ao Scala, uma cervejaria muito conhecida em frente ao Continental. Dum lado os adeptos do Benfica, do outro os do Sporting.

Aí fiquei a beber umas Laurentinas até à hora do jantar.


Fui jantar ao barco onde se comia muito bem. Numa próxima missiva vou contar o bem que se comia a bordo, pelo menos na messe dos oficiais.

Depois, bem depois, não vos conto nada que não possam imaginar!

Após mais de vinte dias enfiado num barco, descontando umas horas em que estivemos em Luanda, foi desopilar até dizer chega.


O destino, a Rua Araújo, com os seus bares de que me recordo do Pinguim e de dois outros que não me lembro dos nomes, só recordo que um tinha uma escada género do Comodoro e o outro tinha um bar à entrada, depois um pátio onde eram as casas de banho e um reservado que, quando se entrava, aquilo até causava uma alucinação, pois era tudo vermelho desde as paredes, até os sofás e as luzes. Depois, bem depois, não vale a pena contar, a não ser que quando se batia à porta, uma voz feminina dizia: - “Tem gente”.



Quando dei por mim eram altas horas da noite e já não podia ir dormir ao barco.





Sem ter para onde ir, que remédio, senão dormitar num banco dos muitos que haviam na parte central da Avenida 24 de Julho até de manhã.

O que valeu era que a temperatura era amena e não chovia.


A continuar.

 

 

 

 

 






Escreve: Militão Camacho

 

 

 

 

1 comentário:

  1. versão Camacho sem abrigo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!x

    ResponderEliminar