sexta-feira, 21 de novembro de 2025

MEMÓRIAS DE UM "Q" EM MOÇAMBIQUE!

 

E assim a viagem chegou a Lourenço Marques sem mais delongas…

Quem, como eu, teve a sorte de chegar a Lourenço Marques de barco, ficava maravilhado com o que via.

Aqueles jardins até à beira mar, muito tratados, ficou para sempre gravado na minha memória.



Ao chegar tive aquela parte gaga que já contei.

Vamos ao resto.


Estava à minha espera o Sr. Carvalho, muito amigo do meu pai, que foi meu cicerone, claro que durante o dia que, à note, era certo e sabido que ia dar à Rua Araújo (para quem não saiba, recomendo que vá ao google).


Estive três dia em Lourenço Marques.

Como estava de oficial de dia à minha Companhia só pude sair depois do toque de ordem, ao fim da manhã, depois do almoço.


O Sr. Carvalho levou-me ao chá das cinco. A sociedade moçambicana estava muito enraizada nos costumes ingleses, inclusive na circulação automóvel pela esquerda, pelo que não dispensava o dito chazinho.

Fui então levado para a Pastelaria Princesa.

Quando chegámos fui apresentado à sociedade, como sendo um oficial, filho dum grande amigo, que ia cumprir o serviço militar na província.



Primeiro choque. Uma das madames virou-se para mim e perguntou-me para onde ia. Eu respondi que só sabia que ia para Cabo Delgado, mas não sabia dizer o nome do local. Para meu espanto e só a muito custo é que não saiu um palavrão, a madame com enorme desfaçatez disse: - “Cabo Delgado? Não é lá em cima onde há a guerra?


Sem comentários.


A continuar.

 

 

 Escreve: CAMACHO

4 comentários:

  1. E pensava eu que era sucinto antes de te ler a ti!!!Continua para que o blogue não acabe uma vvez que leitores haverá agora escrivinhadores "semos" os dois porque como Vicentinos penso que o Gil Vicente no sítio onde estiver há-de sentir~se satisfeito ainda que peças de teatro duma vez que me armei em carapau de corrida na Guiné onde sentei enfermeiras ao colo de médicos vi-me grego e se não tivesse tido um "padrinho" estava feito!!!Um dia conto se é que não contei já mas tenho a memória feita num molho de bróculos!!!Querias bródio? Agora aguenta que cá se fazem cá se pagam!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. agora conta lá em português!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!x

      Eliminar
  2. havia uma guerrazita lá para cima ó Camacho não sabias????????? e tropa nossa cuspida pelos colonos que não queriam???????????????? óspois foi ve los com o cu entre as pernas a fugir para cá, melros da merda!!!!!!!!!!!!!!!!x

    ResponderEliminar
  3. Na ultima fase parece que a tropa fazia o possível por não dar nas vistas aos civis claros dessas terras. wxyz

    ResponderEliminar